Exposição Confluências – Cecilia Stelini

O projeto Confluências do Pparalelo de Arte Contemporânea apresenta a exposição de Cecilia Stelini e traz outros três convidados

Na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro, temos a abertura da penúltima edição que traz a produção individual da artista Cecilia Stelini e, como nas demais edições, apresenta artistas convidados.

Além de Cecilia, apresentam projetos os artistas José Roberto Sechi (Rio Claro, Brasil), Gabriela Alonso e Nelda Ramos (Buenos Aires, Argentina).

 A Série Do que não foi dito,de Cecilia Stelini, apresenta uma instalação, uma video-performance e uma performance. Nesse trabalho a artista dá continuidade à discussão conhecida em seu percurso criativo estabelecido entre as polaridades masculino/feminino e sagrado/profano campo no qual provoca tensões no interior de cada uma areas investigadasao indicar os espaços vazios encontrados nas relações afetivas.

 Convidado para apresentar um trabalho na Sala de entrada do ATAL|609 durante essa exposição, Sechi apresenta a obra intitulada НОША- NOCHA (fardo/carga,em russo) que se divide em duas partes: – o painel no qual constrói uma “pictoperformance”; ou seja, uma proposta de ação performática criada para o suporte pintura, segundo os mesmos princípios da foto ou vídeo performance. Sua pictoperformance apresenta documentos fotográficos de performances manipulados digitalmente, recombinados, ressignificados e transformados em stencil para uso sobre telas e painéis.

 A argentina Gabriela Alonso apresenta o projeto Relatos de Receitas – uma proposição que é , composta por video, fotografias e texto gerados a partir de uma ação coletiva. Essa ação é proposta por uma pessoa convidada a preparer uma refeição que segue uma receita de sua escolha. Porém a receita deve ser tradição de sua familia e deve ser compartilhada por um grupo de convidados. Uma vez aceito a proposta por parte dessa pessoa-cozinheiro-ator-autor, o trabalho desenvolve-se através do resgate das tradições familiares que se dá pela seleção das receitas feitas por mulheres que vão compondo o projeto como um todo: o acúmulo de tomadas de video com histórias de vida, costumes, recuperação da cultura familiar tradicional, etc.

 Nelda Ramos, também vive e trabalha na Argentina. Ela é uma artista multidisciplinar de vasta experiência e importante percurso nas artes visuais daquele cenário, especialmente no campo da performance. Para esta exposição a artista nos traz o projeto É Cópia Fiel, composto por, ação performática, fotografias e objetos. O conceito do projeto está contido nas frases: A gaiola se tornou pássaro e Que farei com o medo (ambas de Alejandra Pizarnik ). Obrigada a realizar uma cirurgia de redução das mamas, a artista vê a mudança imposta a ela por motivo de saúde e passa a incorporar esses questionamentos como seus principais propulsores para a construção do trabalho.

 O projeto retoma o encontro de artistas amigos ligados à projetos de performance. No ano passado, Cecilia, Sechi, Nelda e Gabriela participaram juntos do Projeto ZONADEARTENACCION 2010 – VI FESTIVAL DE ARTE ACCIÓN na cidade de Buenos Aires.

Sala de Vitrine: Cecilia Stelini – Do que não foi dito -2011

Sala de Entrada: José Roberto Sechi –- НОША- NOCHA -2011

Sala Multiplo Uso: Gabriela Alonso –Relatos de Receitas– 2011; Nelda Ramos – É Cópia Fiel – 2011.

Abertura: 9/12/2011, às 20h.

Visitação: 12/12/2011 a 27/01/2012

Horários: terças a sextas das 14h -18h

Local:AT|AL|609. Lugar de investigações artísticas. Rua Antônio Lapa, 609 Cambuí, Campinas, São Paulo, CEP 13025-241fone: 19.3255-7689

http://relatosderecetas.blogspot.com
http://neldaramosperformance.blogspot.com/
http://www.gabialonso.com/
http://zonadeartenaccion.blogspot.com/

[slideshow]

Bula de Intenções nº 5 em Cali, Colômbia.

A intervenção urbana – Bula de Intenções – inaugurou a formação do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea no ano de 2008 na cidade que sedia o grupo: Campinas/São Paulo/Brasil. Espécie de work in progress, a Bula produz novas edições em diferentes cidades. No Brasil, realizou-se em Campinas, São José dos Campos, e Salvador. Tem como sua proposição original migrar para países de língua portuguesa, espanhola e inglesa. O projeto tomou forma em Cali por meio de uma residência artística no conhecido espaço de arte Lugar a dudas, durante o mês de outubro de 2011. A intervenção ocorreu no dia 14 desse mês.

Essa intervenção urbana utiliza o carro como veículo de comunicação dos artistas com novos públicos da Arte. Forma de arte ambulante, distinta da visualidade imperativa desse circuito, é uma proposta mais sonora que visual, uma forma de arte para ser ouvida mais que visualizada, arte falante e em trânsito.

A proposta reúne 3 carros de som, adesivados com o site do grupo www.pparalelo.art.br que percorrem um circuito urbano local definido entre o centro e a periferia das cidades que o abrigam. Ao longo do dia da intervenção, os carros seguem em passeata e mantêm seus alto-falantes ligados de modo randômico e divulgam um texto com referencias sobre o papel do artista na sociedade, a condição da arte hoje e de seus elementos de reconhecimento. Por onde passou, o projeto colheu boas reações das pessoas que estranham o discurso de tom filosófico, ao invés do usual comercial desse tipo de veículo.

O percurso foi realizado na cidade de Cali, Colombia, seguindo o percurso centro-periferia, depois de um primeiro encontro com artistas locais que vão discutir com o grupo elementos da organização sócio-cultural urbana presentes em Cali. Logo depois desse encontro, o grupo segue nius 3 carros fazendo paradas estratégicas para conversas com o público em praças, colégios e demais pontos apontados no primeiro encontro. Folhetos com o texto em espanhol foram distribuídos nessas paradas para os transeuntes que vivenciaram a intervenção.

O Lugar a Dudas é um importante pólo fomentador das práticas artísticas contemporâneas, localizado em Cali, que também não é cidade-capital. A residência do Pparalelo nesse espaço reforça os laços já iniciados entre esses grupos/espaços/proposições distintas de se pensar a contemporaneidade artística nos dias de hoje.

 

Percurso percorrido:

1- Hormiguero
2- Universidads – Valle, Javeriana, ICESI
3- Centro Deportivo Panamericano
4- Parque de las Banderas
5- Siloe
6- Parques: Perros y Alamedas
7- Lugar a Dudas
[slideshow]