Exposição Confluências – Adriana da Conceição

Adriana da Conceição apresenta a Série Estruturas Invisíveis na primeiraedição do Projeto Confluências no ATAL|609.

O Pparalelo de Arte Contemporanea de Campinas propõe para o ano de 2011 oprojeto Confluências no qual apresenta a produção individual dos artistas integrantesdo grupo a partir da Sala de Vitrine de seu atual espaço de trabalho. No dia 13 demaio, a partir das 19h, o projeto será inaugurado com a série Estruturas Invisíveisde Adriana da Conceição. Adriana é acompanhada de Fernando Velázquez, artistaconvidado para a Sala de Entrada.

Artista e arquiteta, Adriana vem trabalhando uma série de desenhos em dimensõesvariadas nos quais investiga a configuração de edifícios em reforma que são veladospor telas de proteção. Recombinando essas imagens em estruturas mais abstratasdesenhadas sobre papel vegetal, além de outros suportes, a série ganha autonomiaplástica e permite à artista investir em sua aplicação sobre suportes mais ousadoscomo a tela sannet, com a qual constrói a intervenção da fachada do ATAL|609.

A relação de investigação entre o interior (espaço expositivo) e o exterior (entornourbano) define-se dessa forma por meio da desconstrução da imagem originariadesses edifícios em reforma vistos nessa experimentação artística de várias maneirasdistintas. Podemos reforçar o aspecto da reconstrução dessas fachadas por meio damancha colorida do desenho que nos remete aos croquis típicos da Arquitetura. Háneles também certa hesitação entre o peso físico da arquitetura, sua forma e a levezadas telas de proteção.

A série toda tem, até o momento, 50 desenhos sobre papel vegetal (11x15cm),15 desenhos em papel Fabriano (77x150cm) e 20 plotagens sobre papel vegetal(90x180cm). A intervenção ocupará parte significativa da fachada simulando acobertura do prédio numa área de 3,50x2m.

A cada evento, o Pparalelo recebe um artista que ocupa a Sala de Entrada. FernandoVelasquez, artista que vive e trabalha em São Paulo, é o convidado dessa ediçãopara a qual apresenta um trabalho baseado na memória da História da Arte, de seusregistros em livros, da nossa percepção em relação a tantos dados, datas, imagense importâncias para a reflexão sobre a arte à qual deve trabalhar todo artista daatualidade. O resultado evidentemente gráfico do trabalho está tanto no painel de3,20×2,00m na qual o artista elabora uma nova assemblage, quanto nos dois vídeosque também ocupam a Sala de Entrada do ATAL|609.

A idéia da estrutura marca presença no diálogo entre os dois artistas. Enquanto Adriana traz essa força para a construção arquitetônica, Velázquez a investiga doponto de vista da fatura gráfica. Vale a pena conferir!

Projeto Expositivo de 2011: Confluências – Pparalelo

Sala de Vitrine: Adriana da Conceição – Estruturas invisíveis.2011
Sala de Entrada: Fernando Velázquez – Library. 2011

Abertura: 13/05/2011, às 19h
Visitação: 17/05/2011 a 13/07/2011
Horários: terças a sextas das 14h -18h
Local:AT|AL|609. Lugar de investigações artísticas
Rua Antonio Lapa, 609 Cambuí, Campinas, São PauloCEP 13025-241
fone: 19.3255-7689

 

Calendário #3 – Apenas Velados – Adriana da Conceição

Adriana da Conceição apresenta próxima edição do Projeto Calendário do Pparalelo de Arte Contemporânea.

Artista e arquiteta, a integrante do Pparalelo Adriana da Conceição apresenta a edição n#3 do projetoCalendário com o trabalho Apenas Velados. A coerência entre esses dois campos de sua formação e atuação se evidencia na escolha da imagem que será exposta.
Apenas Velados constitui-se de uma imagem fotográfica construída com interferências digitais de signos e padrões estudados pela artista em séries anteriores iniciadas no ano de 2000 e que também carregam títulos próximos a esse.

Durante uma viagem feita à Europa, no ano de 2007, Adriana focou sua atenção às fachadas de edifícios velados pela tela de proteção para reformas arquitetônicas. Dessa construção visual retirou fonte para as séries de trabalhos que vem construindo entre desenhos, colagens e impressões bidimensionais de signagens e também proposições para futuras intervenções urbanas.

Nesse trabalho Adriana consegue localizar-se num ínterim bastante interessante entre o limite da manipulação fotográfica e a intervenção artística no meio urbano. A intenção dessa proposta está em experimentar um deslocamento possível do Desenho para o espaço externo urbano das cidades. A manipulação final da imagem conseguida por ela é tão realista que não permite ao espectador desavisado perceber o jogo tecnológico e temporal desenvolvidos pela artista. O espectador dessa imagem exposta na vitrine ou trabalhada em pequenos formatos como cartões postais sequer duvida da realização daquela suposta intervenção no lócus original que apresenta o edifício, seu entorno urbano e a camada de tela de proteção.

Além da recodificação proposta pela artista para a camada das telas de proteção de reformas arquitetônicas, às quais estamos relativamente acostumados na paisagem européia, o que se apresenta é também uma questão da qualidade de verdade e da sedução possível em toda veladura. O trabalho Apenas Velados representa nesse ponto, um projeto de Apropriação da imagem e do código urbano conhecido; explora a as camadas da intervenção artística pelo meio midiático tensionando seus limites.

Essa edição da Vitrine do ATQG acontecerá na quarta-feira, dia 26 de agosto, às 17hs. A exposição do trabalho na vitrine permanece até 11 de setembro e pode ser vista o dia todo do lado de fora, na vitrine, ou então, sob agendamento pelos emails: contato@pparalelo.art.br;adrianadaconceicao@pparalelo.art.br ou adrianaconceicao@uol.com.br.

[slideshow]

Ficha técnica do Projeto:

Próximos artistas e datas:
#3 – Adriana da Conceição de 26 de agosto a 11 de setembro de 2009;
#4 – Sylvia Furegatti de 16 de setembro a 16 de outubro;
#5 – Franco Angeloni de 23 de outubro a 20 de novembro (artista convidado);
#6 – Dorothea Freire de 27 de novembro a 31 de dezembro.

Já realizados:
#1 – Cecilia Stelini de 09 de junho a 03 de julho.
#2 – Hebert Gouvea de 10 de julho a 24 de agosto de 2009;

Local: Sala de Vitrine do ATQG – Rua Antonio Lapa, 609. Cambuí, Campinas, SP.
Visitação sob agendamento pelos emails:
contato@pparalelo.art.br ou
adrianadaconceicao@pparalelo.art.br ou adrianaconceicao@uol.com.br.