Cul-de-Sac

Projeto de Intervenções Cul de Sac

Intervenção

Desenhos feitos com giz constroem intervenção artística no Claustro de San Pietro. Curadoria de Lino Polegatto.

Visite o Blog: http://fluxnews.skyrock.com

O curador italiano Lino Polegatto selecionou 22 artistas de diferentes países para construir o projeto de intervenção artística que toma forma a partir do pátio do Claustro do Castelo de San Pietro em Veneza, Itália, entre os meses de junho e setembro de 2009.

A proposta organiza-se em paralelo com a 53ª Bienal Internacional de Arte de Veneza e vai reproduzir, em diferentes escalas, desenhos desses artistas por distintas localidades da antiga cidade de Veneza.

O título dado ao projeto reflete bem o espírito labirintesco da morfologia da cidade dos Dodges no projeto organizado pela revista belga  Flux News  http://fluxnews.skyrock.com/ e a  A+A Gallery www.aplusa.it.

A imagem  de Sylvia Furegatti que será desenhada nesses trechos urbanos apresenta um desdobramento, uma parte do projeto artístico de intervenção urbana intitulado Cont_Nation http://cont-nation.blogspot.com , realizado na cidade de Campinas, no ano de 2007, formado por grandes desenhos feitos com giz na rua General Ozório e que traziam formas de bandeiras.

Para o Cul de Sac, apenas a parte superior do centro da Bandeira brasileira será reproduzida. Parte e participação são os seus códigos; parte do que já tinha sido uma parte selecionada da bandeira brasileira mantém nessa edição sua rápida identificação mas, também conduz à  idéia de colaboração  necessária à realização  dos trabalhos extramuros.

Evidencia-se nesse projeto um novo estímulo para a reprodução do desenho dessa parte de nossa bandeira: o convite para que se elabore o trabalho do outro que não está presente. Esse tonus das formas artísticas geradas para o meio urbano sugere o tom de troca fértil entre artistas, organizadores, público urbano convidado e instituições envolvidas no projeto.

Artistas participantes do Projeto:

Lawrence Weiner (US), Franco Angeloni (IT), Robert Dragot (AL), Dan Perjovschi (RO), Edith Dekyndt (BE), mounir fatmi (MA), Lucie Malou (BE), Michael Dans (BE), Samuel Buckman (FR),  Marc Rossignol (BE), Mira Sanders (BE), Jimmie Durham (US), Hans Lemmen (NL),  Michel Couturier (BE), Johan De Wilde (BE), Thorbjorn&Henning Christiansen (DK), Eric Van Hove (BE), Jacques Charlier (BE), Alain Bornain (BE), Michel Clerbois (BE), Pablo Garcia (SP), Sylvia Furegatti (BR).



Ficha Técnica:
Curador: Lino Polegato
Co-curadora: Francesca Colasante
Organização: FLUX NEWS, Belgian Art Review.
Com o apoio do  Slovenian Art Center Galleria A+A, Venezia.