4g

Calendário #3 – Apenas Velados – Adriana da Conceição

Exposição

Adriana da Conceição apresenta próxima edição do Projeto Calendário do Pparalelo de Arte Contemporânea.

Artista e arquiteta, a integrante do Pparalelo Adriana da Conceição apresenta a edição n#3 do projetoCalendário com o trabalho Apenas Velados. A coerência entre esses dois campos de sua formação e atuação se evidencia na escolha da imagem que será exposta.
Apenas Velados constitui-se de uma imagem fotográfica construída com interferências digitais de signos e padrões estudados pela artista em séries anteriores iniciadas no ano de 2000 e que também carregam títulos próximos a esse.

Durante uma viagem feita à Europa, no ano de 2007, Adriana focou sua atenção às fachadas de edifícios velados pela tela de proteção para reformas arquitetônicas. Dessa construção visual retirou fonte para as séries de trabalhos que vem construindo entre desenhos, colagens e impressões bidimensionais de signagens e também proposições para futuras intervenções urbanas.

Nesse trabalho Adriana consegue localizar-se num ínterim bastante interessante entre o limite da manipulação fotográfica e a intervenção artística no meio urbano. A intenção dessa proposta está em experimentar um deslocamento possível do Desenho para o espaço externo urbano das cidades. A manipulação final da imagem conseguida por ela é tão realista que não permite ao espectador desavisado perceber o jogo tecnológico e temporal desenvolvidos pela artista. O espectador dessa imagem exposta na vitrine ou trabalhada em pequenos formatos como cartões postais sequer duvida da realização daquela suposta intervenção no lócus original que apresenta o edifício, seu entorno urbano e a camada de tela de proteção.

Além da recodificação proposta pela artista para a camada das telas de proteção de reformas arquitetônicas, às quais estamos relativamente acostumados na paisagem européia, o que se apresenta é também uma questão da qualidade de verdade e da sedução possível em toda veladura. O trabalho Apenas Velados representa nesse ponto, um projeto de Apropriação da imagem e do código urbano conhecido; explora a as camadas da intervenção artística pelo meio midiático tensionando seus limites.

Essa edição da Vitrine do ATQG acontecerá na quarta-feira, dia 26 de agosto, às 17hs. A exposição do trabalho na vitrine permanece até 11 de setembro e pode ser vista o dia todo do lado de fora, na vitrine, ou então, sob agendamento pelos emails: contato@pparalelo.art.br;adrianadaconceicao@pparalelo.art.br ou adrianaconceicao@uol.com.br.



Ficha técnica do Projeto:

Próximos artistas e datas:
#3 – Adriana da Conceição de 26 de agosto a 11 de setembro de 2009;
#4 – Sylvia Furegatti de 16 de setembro a 16 de outubro;
#5 – Franco Angeloni de 23 de outubro a 20 de novembro (artista convidado);
#6 – Dorothea Freire de 27 de novembro a 31 de dezembro.

Já realizados:
#1 – Cecilia Stelini de 09 de junho a 03 de julho.
#2 – Hebert Gouvea de 10 de julho a 24 de agosto de 2009;

Local: Sala de Vitrine do ATQG – Rua Antonio Lapa, 609. Cambuí, Campinas, SP.
Visitação sob agendamento pelos emails:
contato@pparalelo.art.br ou
adrianadaconceicao@pparalelo.art.br ou adrianaconceicao@uol.com.br.