Calendario-ATQG

Ipanema no Projeto Calendário # 2

Exposição

Hebert Gouvea apresenta Eu em Ipanema no Projeto Calendário # 2

O projeto Calendário do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea renova sua apresentação nessa semana com o trabalho de Hebert Gouvea. A partir da sexta-feira, dia 17 de julho, as 17hs o Espaço de Vitrine do ATQG será ocupado pelo trabalho Eu em Ipanema, uma grande imagem fotográfica construída das pesquisas recentes do artista sobre as intersecções possíveis entre padronagens, espaços urbanos e sentido de localização espacial na paisagem conhecida.

Partindo da manipulação digital e de processos serigráficos a imagem da calçada de Ipanema – RJ é transportada para o espaço da vitrine numa impressão de Artex canvas. A construção da imagem inclui também uma parte do corpo do artista, usualmente presente em seus projetos, sobre o forte referencial simbólico do desenho da calçada carioca. Além dessa imagem Hebert Gouvea produziu um tapete em vinil que tem a mesma padronagem impressa e que será usado por ele nos seus percursos cotidianos entre as cidades de São Sebastião, Louveira, São Paulo, São José dos Campos, além de espaços internos de parada costumeira em diferentes pontos da cidade de Campinas.

Os registros dessa deriva serão postados no site do Grupo Pparalelo ao longo da exposição buscando estabelecer ligações entre as imagens de calçadas urbanas e a padronagem conhecida da calçada de Ipanema.

Hebert Gouvea é o segundo dos seis artistas que integram o projeto Calendário. As respostas da primeira edição, realizada com a artista Cecilia Stelini, permitiu ao grupo perceber o interesse dos usuários urbanos cotidianos nessa proposição artística que se constrói na mesma velocidade de recepção na qual a vida cotidiana e a noção de passagem permitem que se realize um encontro.

Ficha técnica do Projeto:

Seqüência das apresentações:

#2 – Hebert Gouvea de 10 de julho a 10 de agosto de 2009;

#3 – Adriana da Conceição de 26 de agosto a 11 de setembro;
#4 – Sylvia Furegatti de 16 de setembro a 16 de outubro;
#5 – Franco Angeloni de 23 de outubro a 20 de novembro (artista convidado);
#6 – Dorothea Freire de 27 de novembro a 31 de dezembro.

Já realizados:

#1 – Cecilia Stelini de 09 de junho a 03 de julho.

Local: Sala de Vitrine do ATQG – Rua Antonio Lapa, 609 Cambuí Campinas, SP

Visitação sob agendamento pelo email: contato@pparalelo.art.br ou hebertgouvea@pparalelo.art.br