confluencias-pparalelo-hebert-capa

Exposição Confluências – Hebert Gouvea

Exposição



Projeto Confluências-Pparalelo chega a sua última edição com propostas
 entre Arte e Design dos artistas: Hebert Gouvea, Monica Schoenacker e Mônica Nador.

A última edição do Projeto Confluências-Pparalelo apresenta Hebert Gouvea, Monica Schoenacker e Monica Nador no Espaço ATAL-609, em Campinas.

Hebert ocupa as salas de vitrine com o projeto “The body between”, série de objetos que exploram os limites entre Moda e Arte por meio de peças escultóricas para se vestir e objetos camuflados numa instalação de parede. A série evidencia antigo interesse e pesquisa do artista por formas híbridas presentes tanto na Arte Contemporanea quanto na Moda do século XX. O espectador será convidado para uma ambiência interativa na qual poderá vestir as peças escultóricas dispostas na Sala de Vitrine. Baseadas em estruturas de interferência sobre fotografias antigas de navios e camuflagens Razzle Dazzle.

The Body Between dialoga com os padrões visuais de linhas e faixas de cor que camuflam superfícies dos navios da Marinha há um século. Apesar desse histórico, a imagem final criada permanece bastante imponente e atual, tanto que suscita essa combinação com o campo do Design em Moda.

Na Sala Multiuso Hebert apresenta outros trabalhos que mantém essa provocação entre os limites da arte e da moda com o uso de tecidos e ilustrações.

Sua convidada para a Sala de Entrada é a artista Monica Schoenacker que tem em seu percurso profissional artístico idêntica formação e interesses híbridos entre Arte e Design. Monica apresenta a série “HomeWork” composta por alguns pequenos objetos domésticos interconectados, projetados com evidente apelo comunicacional, com os quais nos deparamos com a intimidade da casa. Essa mesma rede de relações é aplicada no painel de aproximadamente 220x
320cm.

O projeto conta também com outra convidada: Monica Nador, que apresenta duas peças da série “Autoria Compartilhada”, recentemente criada para os vãos do prédio que abrigam o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, São Paulo. Os longos tecidos de 6m de altura, fazem parte das investigações do JAMAC – projeto de Monica no Jardim Miriam Arte Clube (SP) para criar uma linha de estampas derivadas das propostas de pintura e arte pública que vem realizando nas últimas décadas. O vídeo “Autoria Compartilhada”, exposto até o último sábado na Galeria Lucia Brito, apresenta o contexto do trabalho. Veja em: http://autoriacompartilhada.wordpress.com

Como de costume, a proposta do Pparalelo desdobra o contexto expositivo em discussões abertas das quais participam os artistas expositores, convidados especiais e o público local. Assim, a noite de abertura contou com uma mesa de discussões sobre o trinômio Arte-Moda-Design com Hebert Gouvea, Monica Schoenacker e Luiza Testa. Luisa é proprietária da Loja de Moda e Design 11.16, projeto inaugurado há 2 anos em Campinas, que igualmente apresenta diferentes linguagens por meio da exposição e venda de objetos, trabalhos artísticos e coleções de moda jovem nacional.

O evento é a oportunidade do lançamento do site de tendências criado por Hebert e que passa a funcionar a partir desse mês. www.labtic.com.br é o endereço para LAB_TIC, plataforma virtual que pretende difundir a produção jovem de Design acompanhada de breves textos sobre tendências e projetos criativos em Arte e Moda.

Abertura: exposição + mesa de discussões: 15.março.2012, as 20h
Visitação: de 16.03 a 27.04.2012 (sob agendamento contato@labtic.com.br)
Local: ATAL 609. Rua Antonio Lapa, 609 Cambuí Campinas SP fone:
3255.7689

Fotografias da Abertura: Magda Amorim

Salas de Vitrine e Sala Multiuso – Série The body between – Hebert Gouvea
e Monica Nador/JAMAC – Autoria Compartilhada
Sala de Entrada – Série HomeWork – Monica Schoenacker