principal

Exposição Confluências – Cecilia Stelini

Exposição

O projeto Confluências do Pparalelo de Arte Contemporânea apresenta a exposição de Cecilia Stelini e traz outros três convidados

Na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro, temos a abertura da penúltima edição que traz a produção individual da artista Cecilia Stelini e, como nas demais edições, apresenta artistas convidados.

Além de Cecilia, apresentam projetos os artistas José Roberto Sechi (Rio Claro, Brasil), Gabriela Alonso e Nelda Ramos (Buenos Aires, Argentina).

 A Série Do que não foi dito,de Cecilia Stelini, apresenta uma instalação, uma video-performance e uma performance. Nesse trabalho a artista dá continuidade à discussão conhecida em seu percurso criativo estabelecido entre as polaridades masculino/feminino e sagrado/profano campo no qual provoca tensões no interior de cada uma areas investigadasao indicar os espaços vazios encontrados nas relações afetivas.

 Convidado para apresentar um trabalho na Sala de entrada do ATAL|609 durante essa exposição, Sechi apresenta a obra intitulada НОША- NOCHA (fardo/carga,em russo) que se divide em duas partes: – o painel no qual constrói uma “pictoperformance”; ou seja, uma proposta de ação performática criada para o suporte pintura, segundo os mesmos princípios da foto ou vídeo performance. Sua pictoperformance apresenta documentos fotográficos de performances manipulados digitalmente, recombinados, ressignificados e transformados em stencil para uso sobre telas e painéis.

 A argentina Gabriela Alonso apresenta o projeto Relatos de Receitas – uma proposição que é , composta por video, fotografias e texto gerados a partir de uma ação coletiva. Essa ação é proposta por uma pessoa convidada a preparer uma refeição que segue uma receita de sua escolha. Porém a receita deve ser tradição de sua familia e deve ser compartilhada por um grupo de convidados. Uma vez aceito a proposta por parte dessa pessoa-cozinheiro-ator-autor, o trabalho desenvolve-se através do resgate das tradições familiares que se dá pela seleção das receitas feitas por mulheres que vão compondo o projeto como um todo: o acúmulo de tomadas de video com histórias de vida, costumes, recuperação da cultura familiar tradicional, etc.

 Nelda Ramos, também vive e trabalha na Argentina. Ela é uma artista multidisciplinar de vasta experiência e importante percurso nas artes visuais daquele cenário, especialmente no campo da performance. Para esta exposição a artista nos traz o projeto É Cópia Fiel, composto por, ação performática, fotografias e objetos. O conceito do projeto está contido nas frases: A gaiola se tornou pássaro e Que farei com o medo (ambas de Alejandra Pizarnik ). Obrigada a realizar uma cirurgia de redução das mamas, a artista vê a mudança imposta a ela por motivo de saúde e passa a incorporar esses questionamentos como seus principais propulsores para a construção do trabalho.

 O projeto retoma o encontro de artistas amigos ligados à projetos de performance. No ano passado, Cecilia, Sechi, Nelda e Gabriela participaram juntos do Projeto ZONADEARTENACCION 2010 – VI FESTIVAL DE ARTE ACCIÓN na cidade de Buenos Aires.

Sala de Vitrine: Cecilia Stelini – Do que não foi dito -2011

Sala de Entrada: José Roberto Sechi –- НОША- NOCHA -2011

Sala Multiplo Uso: Gabriela Alonso –Relatos de Receitas– 2011; Nelda Ramos – É Cópia Fiel – 2011.

Abertura: 9/12/2011, às 20h.

Visitação: 12/12/2011 a 27/01/2012

Horários: terças a sextas das 14h -18h

Local:AT|AL|609. Lugar de investigações artísticas. Rua Antônio Lapa, 609 Cambuí, Campinas, São Paulo, CEP 13025-241fone: 19.3255-7689

http://relatosderecetas.blogspot.com
http://neldaramosperformance.blogspot.com/
http://www.gabialonso.com/
http://zonadeartenaccion.blogspot.com/