imagem_bula_5_baixa

Bula de Intenções nº 5 em Cali, Colômbia.

Intervenção

A intervenção urbana – Bula de Intenções – inaugurou a formação do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea no ano de 2008 na cidade que sedia o grupo: Campinas/São Paulo/Brasil. Espécie de work in progress, a Bula produz novas edições em diferentes cidades. No Brasil, realizou-se em Campinas, São José dos Campos, e Salvador. Tem como sua proposição original migrar para países de língua portuguesa, espanhola e inglesa. O projeto tomou forma em Cali por meio de uma residência artística no conhecido espaço de arte Lugar a dudas, durante o mês de outubro de 2011. A intervenção ocorreu no dia 14 desse mês.

Essa intervenção urbana utiliza o carro como veículo de comunicação dos artistas com novos públicos da Arte. Forma de arte ambulante, distinta da visualidade imperativa desse circuito, é uma proposta mais sonora que visual, uma forma de arte para ser ouvida mais que visualizada, arte falante e em trânsito.

A proposta reúne 3 carros de som, adesivados com o site do grupo www.pparalelo.art.br que percorrem um circuito urbano local definido entre o centro e a periferia das cidades que o abrigam. Ao longo do dia da intervenção, os carros seguem em passeata e mantêm seus alto-falantes ligados de modo randômico e divulgam um texto com referencias sobre o papel do artista na sociedade, a condição da arte hoje e de seus elementos de reconhecimento. Por onde passou, o projeto colheu boas reações das pessoas que estranham o discurso de tom filosófico, ao invés do usual comercial desse tipo de veículo.

O percurso foi realizado na cidade de Cali, Colombia, seguindo o percurso centro-periferia, depois de um primeiro encontro com artistas locais que vão discutir com o grupo elementos da organização sócio-cultural urbana presentes em Cali. Logo depois desse encontro, o grupo segue nius 3 carros fazendo paradas estratégicas para conversas com o público em praças, colégios e demais pontos apontados no primeiro encontro. Folhetos com o texto em espanhol foram distribuídos nessas paradas para os transeuntes que vivenciaram a intervenção.

O Lugar a Dudas é um importante pólo fomentador das práticas artísticas contemporâneas, localizado em Cali, que também não é cidade-capital. A residência do Pparalelo nesse espaço reforça os laços já iniciados entre esses grupos/espaços/proposições distintas de se pensar a contemporaneidade artística nos dias de hoje.

 

Percurso percorrido:

1- Hormiguero
2- Universidads – Valle, Javeriana, ICESI
3- Centro Deportivo Panamericano
4- Parque de las Banderas
5- Siloe
6- Parques: Perros y Alamedas
7- Lugar a Dudas