testeiraATAL

AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas

Debate + Exposição

Novo espaço de trabalho da artista Cecilia Stelini e do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea abrem nesse mês de novembro com 5 mostras e uma mesa redonda.

Inaugurado nessa sexta-feira, 26 de novembro, em Campinas-SP, o espaço AT | AL |609 – lugar de investigações artísticas dedica-se à difusão da arte contemporânea por meio de projetos artísticos do Grupo Pparalelo. Espaço de trabalho original da artista Cecilia Stelini abre-se para as propostas do Grupo e passa a promover workshops, residências artísticas, curadorias, projetos de intervenção urbana e outras atividades que buscam aproximar a produção e a reflexão em arte da atual cena artística local.

Em seu projeto de inauguração o AT|AL|609 apresenta cinco mostras simultâneas e uma mesa redonda internacional. Veja, a seguir, o contexto de cada projeto em exposição:

Novos Corredores Culturais + Monitoria Espontânea – Pparalelo

A instalação Novos Corredores Culturais é apresentada na Sala Multiplo Uso. Compõe-se de 5sleeping bags que trazem a impressão de elementos grafo- visuais aplicados sobre mapas com trajetos de trabalhos anteriores do grupo. As peças apresentam a fase inicial desse projeto que se desdobrará em futuras ações extramuros do grupo programadas para 2011.

No pequeno espaço de vitrine do Art Display a reedição de Uma e três cadeiras de Kosuth é realizada para encontrar-se diretamente com os transeuntes do bairro. Trata- se de uma edição da intervenção Monitoria Espontânea realizada no último mês de junho em São José dos Campos/SP e que teve como seu convidado local, o Grupo Núcleo.

26.11.2010 a 31.01.2011. visitação sob agendamento.

Série de Video performances – Cecilia Stelini

A série de trabalhos selecionada por Cecilia Stelini para esse evento de abertura é apresentada no espaço do escritório-biblio-videoteca. As ligações da artista com a performance, bem como seus desdobramentos em vídeo são apresentados pelos projetos: Como Meca (2008), Série Bordados(2003/5), Enxerto (2010), Desamar-ame (2009) e Bentos (2006).

26.11.2010 a 31.01.2011. visitação sob agendamento.

Quem Faz seu Caminho – Matheus Giavarotti

A Sala de Entrada do AT|AL|609 recebe Quem Faz seu Caminho, proposta de Matheus Giavarotti em parceria com Anderson Rei. Composto por um revisteiro tomado por sentenças construídas a partir da interação do público a proposta é parte de suas pesquisas em pintura mural, arte pública e práticas artísticas colaborativas. Matheus integra também a mesa redonda programada para 30 de novembro.

26.11.2010 a 31.01.2011. visitação sob agendamento.

Muestra a Ver – lugar a dudas – Colombia.

A sala de vitrine recebe o convidado internacional desse evento de inauguração com uma série de vídeoprojeções organizadas pelo lugar a dudas, projeto fundado por Oscar Munhoz como instituição independente que difunde arte contemporânea a partir de sua sede em Cali, na Colombia. A Dudas é um dos espaços de experimentações artísticas contemporâneas instigantes da América Latina, com o qual Cecilia Stelini tem mantido contato. Formado por Sally Mizrachi, Carolina Ruiz, Jorge Schneider, dentre outros, o A Dudas envia Schneider como seu interlocutor com esse projeto no Brasil. Aqui apresentam a Série Muestra a Ver (2009) resultado de uma convocatória que reuniu vários trabalhos em vídeo de artistas colombianos.

26.11.2010 a 31.01.2011. visitação sob agendamento.

Mesa Redonda Questões do Trabalho Colaborativo em Arte Contemporânea.

A discussão do trabalho dos coletivos, a distância dos centros capitais, bem como a questão da visibilidade de práticas artísticas instauradas no espaço urbano contemporâneo são pontos de discussão do Grupo Pparalelo desde sua fundação. Assim, a inauguração do espaço de trabalho do Grupo organiza a mesa redonda formada por Monica Nador (JAMAC–SP), Matheus Giavarotti (AJA-SP)e Jorge Schneider (A Dudas – Cali – Colômbia) que apresentam seus trabalhos recentes e abrem as discussões sobre as possibilidades do trabalho colaborativo na arte atual. A mediação será feita por Sylvia Furegatti (Pparalelo).

30.11; 19hs. entrada gratuita mediante inscrição: contato@pparalelo.art.br.



Ficha Técnica do Projeto:

Concepção e Realização: Pparalelo de Arte Contemporânea de Campinas

Exposições / Artistas Expositores:

Novos corredores Culturais e Monitoria Espontânea - Pparalelo de Arte Contemporanea;
Série de VideoPerformances - Cecilia Stelini;
Quem Faz seu caminho - Matheus Giavarotti;
Muestra a Ver (Video-projeções) - Lugar a Dudas / Colombia.

Período das exposições: de 26 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.
Visitação sob agendamento pelo email: contato@pparalelo.art.br ou pelo fone: 19.3255-7689

Mesa Redonda – 30.novembro, 19h00
Mediação do Debate: Sylvia Furegatti
Integrantes da Mesa de Debate: Mônica Nador/Jamac (SP); Matheus Giavarotti (SP) e Jorge Schneider/Lugar A Dudas (Colombia)

+ info
A Dudas – http://www.lugaradudas.org
JAMAC – http://jamacdigital.wordpress.com/
Matheus Giavarotti - http://matheusgiavarotti.blogspot.com/